Oie!
Eu sou a Helena, e como essa é a primeira vez que conversamos por aqui pensei em começar esse post com uma leve introduçãozinha sobre mim! Talvez seja a primeira vez que eu converso com você, talvez você já me conheça da vida, ou da Mina, a outra empresa que amo e co fundei junto à Duda -minha pai-!
Há 5 anos e meio, quando ainda estava na faculdade de publicidade, logo depois de voltar de um intercâmbio e enquanto trabalhava no meu primeiro estágio, eu comecei a empreender. Ah, vale dizer que a pandemia também começou nessa época, exatamente 34 dias antes de a gente soltar a Mina para o mundo. Loucura? Sim, muita!
Eu comecei a empreender sem saber que seria tãaaao difícil. Eu errei um milhão de vezes, claro que a minha quase nula experiência e o contexto que a gente vivia também pioraram as coisas, mas é isso, errei muito. Acontece que eu entendi que errar muito ensina muito também. Entendi que quanto mais você sabe, mais coisas têm pra você aprender, ou seja, sempre vai haver um novo desafio, seja ele mais fácil ou mais difícil. A caminhada não é linear e nem tranquila, pelo contrário, muitas vezes chega a ser confusa e solitária.

Hoje vamos conversar um pouco sobre essa solidão, que é um dos principais problemas que a gente vai tentar resolver aqui na Beco.
Dentre os meus amigos próximos, quando eu comecei a empreender, nenhum empreendia. Todos estavam estagiando ou em cargos de analista em algum lugar. Eu não planejei começar a empreender também, a oportunidade apareceu e eu me apaixonei e mergulhei de corpo e alma. No começo essa solidão não chegou a ser um problema pra mim, até que eu achava legal ser a primeira do grupo a tentar esse caminho e também ainda não havia colocado os clichês de “ser seu próprio chefe”e “fazer meu próprio horário” em prova- e ver que tem vezes que isso também é desvantagem. O meu começo foi muito legal, eu sonhava muuuito grande, eu achava que tudo seria muito mais rápido, que os caminhos iriam se abrir naturalmente- e até que abrem, mas não necessariamente os caminhos que você imagina rs.
Enfim, a verdade é que a solidão começou a pesar um pouco quando eu comecei a viver desafios que eu não sabia resolver. Teve vezes que eu senti que eu já tinha feito tudo, tentado tudo, e eu só queria um chefe pra me sugerir outro caminho- ou me dar uma chacoalhada daquelas que dói na hora mas abrem os olhos depois. Ainda por cima, nenhum amigo meu entendia os problemas pelos quais eu estava passando de verdade. Aliás, o nome da Beco vem um pouco disso! Beco é uma rua estreita sem saída difícil de trafegar. Empreendedorismo, é você?
Outro motivo que pra mim fez o empreendedorismo ser solitário é o fato de que cada negócio é um negócio completamente diferente do outro. Realmente não existe um passo a passo, não existe um caminho certo e nem um errado, não existe ninguém que esteja traçando exatamente o mesmo caminho que você. Então sim, as vezes alguns desafios que você viver vão ser só seus. Isso é solitário. Quando não só os seus amigos CLT não conseguem te entender - e não conseguem mesmoooo-, mas você também não encontra outros empreendedores pra trocar, aí sim fica um pouco assustador.
A minha ideia aqui é conversar com vocês sobre empreendedorismo longe da romantização que existe em torno dele. Tem gente que empreende porque ama, tem gente que empreende porque não consegue emprego, tem gente que empreende porque tem que ficar em casa cuidando dos filhos, dos pais, tem gente que empreende e fica milionário, tem gente que empreende e quebra. O empreendedorismo não é sobre vender milhões em live, sobre dar sold out em minutos, sobre ser a pessoa mais jovem a conquistar x coisa. Empreender é sobre testar, errar e acertar até encontrar o modelo que mais faça sentido para a sua vida ideal, seja ela cheia de luxo, ou só com o conforto necessário. A ideia é que essa conversa de empreendedorismo real conecte a gente. Pode até ser que a gente tenha alguns amigos empreendedores que conhecemos nas feiras e nos grupos por aí, mas agora temos também o espaço perfeito pra conversar com eles! Já chega se apresentando aqui nos comentários pra gente ir criando essa rede gostosa! Entra também no nosso canal de transmissão lá no Insta (@beco.ag), acho que vai ser mais fácil manter um contato no dia a dia por lá!
Além dos nossos bate papos que vão acontecer semanalmente, toda segunda aqui no blog e na newsletter, a beco oferece serviços de marketing e possui parceiros para te ajudar com diversos desafios do empreendedorismo! Conheça mais sobre as nossas soluções disponíveis aqui! Todas foram criadas sabendo da realidade cheia de perrengues de um pequeno empreendedor!
Esperamos que tenham gostado desse primeiro papo! Até semana que vem (ou até jajá em qualquer outra rede social da Beco!)
